LOCALIDADE

galeria14São Martinho do Porto localiza-se na zona Oeste e pertence ao Concelho de Alcobaça, sendo a estância balnear mais importante do mesmo. A 80km de Lisboa, 19km de Alcobaça, 16km das Caldas da Rainha, 10 km da Nazaré e 3km da A8, a nossa vila dispõe de boa acessibilidade.

A história desta vila remonta ao reinado de D. Afonso Henriques. A “Concha” que hoje conhecemos é o último vestígio do antigo golfo que se estendia até Alfeizerão até ao século XVI.

Foi um dos portos de mar dos Coutos de Alcobaça, que foi confiado por D. Afonso Henriques aos Monges de Cister. A fixação dos pescadores deu origem à população desta vila que desde cedo se destacou na construção naval e na produção de cereais.

Pelas suas características, esta baía foi um dos principais portos do País até finais do século passado. Actualmente é um importante porto de recreio e centro de recolha de algas submarinas.

A praia de São Martinho do Porto é, sem dúvida, uma das mais belas praias de Portugal. Tem uma Baía em forma de concha, única no país, com uma extensão de areia de mais de 3km. Uma vez que esta baía natural se encontra resguardada do Oceano Atlântico por arribas rochosas imponentes que a protegem dos ventos e das ondas, a praia tem águas serenas e condições únicas que a permitem desfrutar durante quase todo o ano. Sendo a Baía uma marina natural, reúne condições excelentes para a prática de desportos náuticos tais como canoagem e vela.

S. Martinho do Porto desfruta de uma praia bastante calma, onde as crianças podem aproveitar ao máximo a sua infância, com segurança garantida, enquanto a família pode aproveitar para relaxar e descansar.

Praia da Gralha

Para os apreciadores de “mar batido” por ondas fortes, São Martinho do Porto tem uma segunda praia no exterior das arribas, aberta ao Atlântico, a praia da Gralha.