PONTOS DE INTERESSE

PONTOS DE INTERESSE TURÍSTICO EM S. MARTINHO DO PORTO

 

IGREJA MATRIZ – Situada na parte alta da vila, este templo datado do século XVIII, delicia os seus visitantes com a sua tela de grandes dimensões, pintada a óleo, mostrando a imagem do milagre de São Martinho.

 


CAPELA DE SANTO ANTÓNIO
– Edificada no alto de um morro, e sendo Santo António padroeiro dos pescadores, esta capela reúne em si todo um ambiente religioso de fé e esperança relacionadas com a vida marítima. Na parte exterior da capela está inscrita, em verso, num painel de maravilhosos azulejos, a Lenda do milagre da formação da baía de São Martinho do Porto que vale a pena conhecer.

 

 

MIRADOURO – Localizado no morro de Santo António, quem o visita é deslumbrado com a paisagem que tem para contemplar.

 


FAROL DO MORRO DE SANTO ANTÓNIO
– Em tempos remotos vizinho de um forte que defendia a entrada da baía, faz parte de um sistema de orientação aos marinheiros.

 


TÚNEL
É um passeio agradável e a contemplação dos lados opostos do túnel proporciona uma experiência sublime. De um lado, as águas calmas da Baía, do outro as águas agitadas do Oceano Atlântico que batem com violência nas rochas.

 

 

JARDIM DO LARGO ENGENHEIRO FREDERICO ULRICHEspaço verde de lazer dedicado às crianças.

 

COLÉGIO JOSÉ BENTO DA SILVA – Inaugurado em 1883 com o intuito de formação de ensino primário e secundário, hoje é sede de Junta de Freguesia, Casa da Cultura José Bento da Silva, Biblioteca e Associação de Defesa do Ambiente de São Martinho do Porto.

 

 

MIRADOURO DO LARGO JOSÉ BENTO DA SILVA Vista privilegiada sobre a Baía e acesso direto ao Ascensor do Outeiro.

 


RUINAS (Salir do Porto)
 –
Ruínas da Alfândega artesanal onde foram construídas as caravelas que participaram nas descobertas e conquistas, nos reinados de D. Afonso V e D. João II. Aqui foram também construídos parte dos navios que levaram D. Sebastião a Alcácer Quibir.

 


POCINHA (Salir do Porto)
A Pocinha de Salir é uma nascente de água doce que nasce junto ao Oceano. Crê-se que seja uma água milagrosa para inúmeras enfermidades, nomeadamente por deter propriedades benéficas a problemas de pele.

 


DUNA (Salir do Porto)
Em tempos a maior da Europa, a Duna de Salir sobressai na paisagem dunar da Baía de São Martinho, com uma altitude de aproximadamente 50m e 200m de comprimento. O núcleo da Duna é constituído em parte por um arenito vermelho, vestígio de uma duna mais antiga – Duna fóssil.